WhatsApp Image 2022-01-22 at 15.26.38.jpeg
Banners (1500 px × 1500 px) (1500 px × 1200 px) (1).png

 PALESTRANTES
CONFIRMADOS

WhatsApp Image 2022-01-23 at 12.20.04.jpeg

DANIELLI BRAGA DE MELO

Profa. Dra. - Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) - Rio de Janeiro/ Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2002), Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2008) e Pós-Doutorado em Fisiologia em Ambientes Extremos pela University of Portsmouth – UK (2016) e Pós Doutorado em Termografia Aplicada ao Esporte na Universidade Politécnica de Madrid – ES (2019).
Atualmente é Professor Associado da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), Dedicação Exclusiva, atuando na área de Fisiologia do Exercício.
Atua como Professor Colaborador no Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Exercício e do Esporte (PPGCEE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
É Editora-Chefe Adjunta da Revista de Educação Física / Journal of Physical Education (REF/JPE).
É Diretora do Departamento de Educação e Prevenção na SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático).
Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, Fisiologia em ambientes extremos, Estresse térmico e Bioquímica do Esporte.

WhatsApp Image 2022-01-25 at 16.44.57.jpeg

ADRIANE MARA DE SOUZA MUNIZ

Profa. Dra. - Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) - Rio de Janeiro/ Brasil.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) com período de doutorado sanduiche na Kansas University of Medical Center com bolsa da Capes. Desde 2009 é professor da Escola de Educação Física do Exército, onde é responsável pelas disciplinas de biomecânica e cinesiologia. Colabora com projetos desenvolvidos no programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Biomecânica do esporte e locomoção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do coturno militar, lesões da corrida, salto vertical e processamento dos sinais biomecânicos. .

Guilherme_Rosa_1_edited.jpg

GUILHERME ROSA DE ABREU

Prof. Dr. - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós Doutorado em Fisiologia do Exercício e Desempenho Humano na Escola de Educação Física do Exército - EsEFEx. Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco - UCB/RJ. Especialista em Reabilitação Cardíaca e Prescrição de Exercícios Para Populações Especiais pela Universidade Gama Filho UGF/RJ. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Castelo Branco - UCB/RJ. Professor Adjunto do Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Exercício Físico e Promoção da Saúde - GEPS. Pesquisador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - LABIMH/UNIRIO. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Exercício Físico e Promoção da Saúde, atuando principalmente nos temas: fisiologia do exercício, treinamento de força, treinamento concorrente, composição corporal, obesidade, síndrome metabólica e adipocitoquinas.

João BOrin_edited.jpg

JOÃO PAULO BORIN

Prof. Dr. - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)- Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Escola de Educação Física de São Carlos (1986), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal (1990), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Aprofundamento em Treinamento Desportivo na Academia Estatal de Cultura Física de Moscou/Rússia. Livre Docente na Área de Esporte e Treinamento na Universidade Estadual de Campinas (2018). Foi docente do Programa de Mestrado em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba, vinculada ao Núcleo de Performance Humana. É docente da Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Ciências do Esporte. Foi coordenador do curso de graduação em Educação Física da FEF/UNICAMP (2012-2014), assessor da Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP (2015-2017) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da FEF/UNICAMP (2019-2021). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa (CNPq) em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo. Fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol de 5 (2013 a 2016), campeão Mundial (2014) e Paralímpico (2016). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Físico e Esportivo, atuando principalmente nos temas Metodologia do Treinamento Esportivo em esportes olímpicos e paralímpicos.

Ana Carolina Russo_edited.jpg

ANA CAROLINA RUSSO

Profa. Dra. - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo / (FSP-USP)- São Paulo/Brasil

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2013) e doutorado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2019). Atualmente sou pós-doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisadora visitante da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.

mARIA fERNANDA.jpg

MARIA FERNANDA BOAVENTURA-CURY

Profa. Dra. - Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo/Brasil

Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado (2006) e pós doutorado (2007) em Ciências da Saúde pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo . Atualmente é professora no curso de graduação em Educação Física, Enfermagem e Nutrição e no programa de pós graduação (stricto sensu) Interdisciplinar em Ciências da Saúde do Instituto de Ciências da Atividade Fìsica e Esporte da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Nutrição Clínica e Esportiva e Inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: lipídeos. sistema imune, inflamação, nutrição e exercício. 

FErnando_edited.jpg

FERNANDO ALVES SANTA ROSA

Prof. Dr. Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Doutor em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Fisiologia do Exercício e Bioquímica. Possui graduação em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (2010) e graduação em Ciências Polícias de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Atualmente é Chefe da Seção de Pesquisa e Projetos Institucionais da Escola de Educação Fìsica da Polícia Militar de São Paulo.


 

Picini_edited.jpg

LUIZ EDUARDO PICINI HOGERA

Capitão de Polícia Militar- 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia

Possui Bacharel em Direito pela UNIBAN, Pós-graduação em Direitos Humanos e Segurança Pública, pelo SENASP e Curso de Instrutor de Tiro pelo CTT/CBC. É especialista em Política e Estratégia Nacionais, pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-SP), alem disso, possui o curso de Operador de Bastão Retrátil pela Polícia Federal, Ações Antiterroristas pela GAR da ESPANHA.

É Faixa Preta 1ªDhan de Kung Fu, pela Federação Paulista de Kung Fu e Arbitro de Kung Fu, pela Confederação Brasileira de Kung Fu. Foi Campeão Copa Mundo Kung Fu, modalidade Combate Sanshou, em 2001.

Atualmente é Comandante de Companhia de Ações Especiais do 5º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

MARIO CHARRO

WhatsApp Image 2022-03-02 at 14.00_edited.jpg

Prof. Ms. Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (1988), Pós-graduação em Musculação e Condicionamento Físico pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1999) e Mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS e professor titular nível I das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Coordenador e Professor dos Cursos de Pós Graduação em Musculação e Condicionamento Físico e Biomecânica e Avaliação para Prescrição do Treinamento das "Universidade Estácio de Sá", Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS" e "Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU". Conselheiro do Conselho Regional de Educação Física - CREF4/SP (desde 2009). É autor dos livros "Manual de Musculação (2003)" hoje está em sua 7a. edição revisada e ampliada (2013), "Biomecânica Aplicada: uma abordagem ao treinamento de força (2007)", "Prescrição e Periodização do Treinamento de Força em Academias (2010)" hoje está em sua 2a. edição (2016) e "Manual de Avaliação Física (2010)", "Manual de Musculação Competitiva: do Iniciante ao Avançado (2018)". Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em "Musculação e Condicionamento Físico" e "Medidas e Avaliação", atuando principalmente nos seguintes temas: exercício físico, treinamento físico, treinamento de força e avaliação física.